terça-feira, 15 de novembro de 2011

Radiação Solar


é a designação dada à energia radiante emitida pelo Sol, em particular aquela que é transmitida sob a forma de radiação electromagnética. Cerca de metade desta energia é emitida como luz visível na parte de frequência mais alta do espectro electromagnético e o restante na do infravermelho próximo e como radiação ultravioleta. A radiação solar fornece anualmente para a atmosfera terrestre 1,5 x 1018 kWh de energia, a qual, para além de suportar a vasta maioria das cadeias tróficas, sendo assim o verdadeiro sustentáculo da vida naTerra, é a principal responsável pela dinâmica da atmosfera terrestre e pelas características climáticas do planeta.


 DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA RADIAÇÃO SOLAR

O nosso universo é composto de bilhões de galáxias. Uma das quais é a Via Láctea. A Via Láctea é composta de poeira e aproximadamente 400 bilhões de sois ou de estrelas. Hoje em dia sabe-se que em torno do nosso Sol giram 9 planetas. Nós humanos somos uma das cinqüenta bilhões de espécies que cresceram e evoluíram num pequeno planeta; o terceiro á partir do Sol, local onde nascemos vivemos e provavelmente vamos morrer. O planeta terra.

Na sua jornada pelo espaços a Terra realiza vários movimentos, mas os principais são os movimentos de rotação e de translação. A rotação é o movimento que a Terra faz em torno de seu eixo e que dura, aproximadamente, 24 horas ou seja um dia. O movimento de translação é o que a Terra realiza em torno do Sol, e leva em aproximadamente 365 dias ou seja um ano para completar uma volta. O traçado do caminho que a Terra percorre em torno do Sol é uma elipse. Este traçado recebe o nome de eclíptica.


O eixo de inclinação da Terra é de 23 graus e meio em relação á eclíptica. Essa inclinação faz com que cada hemisfério receba quantidades de energia diferentes, dependendo da posição em que a Terra se encontra. É o movimento de translação da Terra, associado a essa inclinação, que determina as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.       
Quando a Terra passa pelos eixos do maior raio da elipse, duas latitudes no planeta recebem energia máxima. Isto ocorre, em dezembro, na latitude de 23° ao sul do equador, conhecida como Trópico de Capricórnio e, em junho na latitude de 23° ao norte do equador, conhecida como Trópico de Câncer. Quando o Sol se encontra no Trópico de Capricórnio dizemos que é o solstício de verão no hemisfério Sul e de inverno no hemisfério norte. Quando o sol se encontra no Trópico de Câncer é inverno no hemisfério sul e verão no hemisfério norte.

Durante março e setembro a Terra se encontra em posições igualmente distantes do sol. Nesta Época, a quantidade de energia que incide sobre o planeta é a mesma em todas as latitudes. Esta situação é conhecida como equinócios. Em março ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul e o equinócio de primavera no hemisfério norte. Quando os equinócios ocorrem diz-se que o sol está aparentemente atravessando a latitude do equador. Em setembro no hemisfério sul ocorre o equinócio de primavera e no hemisfério norte o de outono.




DISTRIBUIÇÃO TEMPORAL DA RADIAÇÃO SOLAR
O recebimento de energia em qualquer localidade do planeta, depende da posição do sol no céu, independentemente de sua latitude e é esta posição que define a altura do sol em relação aos observadores na superfície da Terra. 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Arco-íris

 

O arco-íris é um fenômeno óptico que se forma em razão da separação das cores que formam a luz solar. Ele pode ser observado sempre que existirem gotículas de água suspensas na atmosfera e a luz solar estiver brilhando acima do observador em baixa altitude ou ângulo, ou seja, ele pode acontecer durante ou após uma chuva. Esse acontecimento ocorre em razão da dispersão da luz. 
Dispersão é o fenômeno que causa a separação de uma onda em vários componentes espectrais. 

A luz do sol é uma onda de luz branca formada por várias cores, quando essa luz incide sobre uma gota de água os raios luminosos penetram nela e são refratados, sofrendo assim a dispersão. O feixe de luz colorido, dentro da gota, é refletido sobre a superfície interna da mesma e sofre novo processo de refratação, motivo que provoca a separação das cores que um observador consegue ver. É evidente que essa dispersão ocorre com todas as gotas de água que estiverem na superfície recebendo a luz proveniente do Sol. 



Física dos arco-íris

A aparência do arco-íris é causada pela dispersão da luz do sol que sofre refração pelas (aproximadamente esféricas) gotas de chuva.[6]
A luz sofre uma refração inicial quando penetra na superfície da gota de chuva, dentro da gota ela é refletida (reflexão interna total), e finalmente volta a sofrer refração ao sair da gota. O efeito final é que a luz que entra é refletida em uma grande variedade de ângulos, com a luz mais intensa a um ângulo de cerca de 40°–42°, independente do tamanho da gota. Desde que a água das gotas de chuva é dispersiva, a grau que a luz solar retorna depende do comprimento de onda e da frequência, principalmente. A luz azul retorna em um ângulo maior que a luz vermelha, mas devido a reflexão interna total da luz na gota de chuva, a luz vermelha aparece mais alta no céu, e forma a cor mais externa do arco-íris.


raios de luz entram de uma direção (tipicamente uma linha fina do sol até a gota de chuva), reflete no interior da gota, e sai dela. A luz deixando o arco-íris é espalhada em um grande ângulo, com a intensidade máxima de cerca de 40°–42°.


A luz branca se separa em diferentes cores (comprimentos de onda) ao entrar numa gota de chuva, como a luz vermelha sendo refratada por um ângulo menor que a luz azul. Ao sair da gota de chuva, os raios vermelhos são retornados por um ângulo menor que os raios azuis, produzindo o arco-íris.





Apesar do o arco-íris ser tão lindo, ele não existe, trata-se apenas  de uma ilusão de óptica cuja visualização depende da posição relativa do observador. É importante salientar que todas as gotas de água refratam e refletem a luz da mesma forma, no entanto, apenas algumas cores resultantes desse processo é que são captadas pelos olhos do observador. 


E você acredita que existir um pote de ouro no final do arco-íris ?

terça-feira, 19 de abril de 2011

Em chamas

 O que é Aquecimento Global ?

 O aquecimento global é um grande problema que esta tomando conta e esta assustando o nosso planeta, isso acontece graças ao ser humano que esta prejudicando muito o planeta em que vive, e muitos desses seres humanos continuam contribuindo para esse problema que não atinge apenas uma cidade ou um país, esse problema está atingindo cada cidade e país do planeta terra.
  O aquecimento global é um conjunto de problemas todos causados pela poluição desmatamento e queimada, faz com que a terra fique super aquecida e o problema que mais ajuda é o efeito estufa, esse problema do efeito estufa também é muito conhecido pelas pessoas que vivem nesse planeta, e essas pessoas devem saber de cada problema causado pelo efeito estufa que se originou do aquecimento global.


Suas causas & consequências :
O aquecimento global vai trazer muitos problemas e desastres, mas não só vai trazer por que já esta acontecendo, se não cuidarmos do nosso planeta a vida vai estar extinta, então faça sua parte. As pessoas devem estar fazendo de tudo para proteger cada vez mais o planeta terra, porque esses problemas e catástrofes devem matar milhares de pessoas em questão de minutos, é por isso que cada pessoa deve fazer sua parte para não sofrer no futuro e nem deixar suas próximas gerações sofrerem com esse aquecimento global que pode piorar aos poucos.
Esse aquecimento global pode piorar com queimadas, poluições, derrubadas de árvores e outras formas que só causadas pelos seres humanos, então é bom que alguma coisa seja feita para que esse aquecimento global acabe logo, pois se não veremos um futuro tomado por problemas e catástrofes acontecendo com freqüência pelo mundo inteiro. Essas são algumas das conseqüências desse aquecimento global que deveria ter ido controlado no começo, mas ninguém deu muita importância para esse problema gravíssimo no começo, se tivessem dado um pouco mais de importância logo no começo não estaríamos falando em aquecimento global, efeito estufa catástrofes que podem matar pessoas e acabar com cidades inteiras.
Qual a importancia  do aguecimento global ?
Cientistas vêm descobrindo que o aquecimento global não será APENAS prejudicial. Ele há de ajudar na recuperação de florestas costeiras com o aumento da umidade. 




O que podemos fazer para evitar o aguecimento global?

Não devemos obrigar outras pessoas a evitarem o aquecimento Global mas podemos contribuir para que ele diminua, e para isso devemos mudar velhos hábitos como por exemplo:Tirar o plug da tomada de aparelhos elétricos que não estejam em uso, pois muitos eletrodomésticos, incluindo Tvs, geladeira,microondas,maquina de lavar roupa, consomem eletricidade mesmo estando desligados. O uso de lâmpadas fluorescentes compactas de baixo consumo contribuem muito para diminuir o aquecimento global pois duram mais e favorecem no distanciando os períodos de troca de lâmpadas.Dar preferência a produtos que venham em embalagens de vidro ao invés de plástico e abandonar as famosas sacolinhas plásticas de supermercado. Sempre verificar se seu automóvel está com o motor regulado,pois permitirá menos emissões de gaz.RECICLE, pois materiais jogados em aterros ou até mesmo em qualquer lugar emitem metáno que é um dos principais gases poluentes. Jamais queime lixo, isso gera CO2 e hidrocarbonetos para a atmosfera.Plante árvores pois elas liberam oxigênio que contribui muito para a diminuição do Aquecimento global,e principalmente recicle suas idéias, mude o seu modo de ver o mundo.Se cada um fizer um pouco as diferenças serão enormes diante dessas catástrofes que irão acontecer se caso ninguém contribuir.

   E pra você, O aquecimento global já começou?